sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Atlético Mineiro: uma incógnita

Fábio Costa; Rafael Cruz, Jairo Campos, Réver e Leandro: Alê, Zé Luís (Werley), Serginho (Neto Berola) e Daniel Carvalho; Obina (Diego Souza) e Diego Tardelli. Estes foram os jogadores que atuarem pelo Galo na derrota de 5 x 1, contra o Fluminense, no Engenhão. Olhando para estes nomes, esse time tem jogadores que já tiveram relativo destaque em outros clubes. Os Diegos, Ricardinho, que não entrou mas estava no banco, e Daniel Carvalho já atuaram pela seleção e Réver foi convocado pelo Mano para os próximos amistosos. E no banco, ainda tinha o Vanderlei Luxemburgo, um dos maiores técnicos de futebol no Brasil. Ainda temos que colocar na conta o grande CT do Atlético, a Cidade do Galo, que oferece uma das melhores estruturas do país.

Perder do Fluminense seria normal. Mas de goleada? E ainda, com todos os dados citados acima, está em 18º no Brasileirão. É o que mais levou gols(45) e o que mais perdeu jogos(15). Fez apenas 29 gols em 24 partidas. 29% de aproveitamento no campeonato. Os objetivos para o resto do ano é não cair e chegar o mais longe possível na Copa Sul-Americana.

De quem é a culpa de tudo isso? Do treinador. Normalmente nunca é, mas sempre sobra para ele. Mas desta vez, a diretoria do Atlético não tinha outra opção. O time não está jogando o que deveria nem o que pode e falha muito taticamente. Sua última vitória foi sobre o Prudente, por 1 x 0, a 4 rodadas.

Luxemburgo vai continuar sua vida tranquilamente. Rapidinho ele consegue outro emprego. Já este time, tem 14 rodadas para mudar de atitude. 

2 comentários:

  1. E ai Leonardo, blz.
    a situação do galo realmente é preocupante, agora sem técnico, as coisa podem até piorar, esse elenco era fechado com o Luxa, pois foi ele quem trouxe muitos dos novos contratados.
    Eu tbm fiz um post sobre essa situação do galo comparando-o com o Flamengo de 1995, e acredite, é muito coincidência junta, só ne naquele ano só caia 2...

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Leonardo,

    o Atlético Mineiro passou pelo mesmo contexto que está agora no ano de 1994. A equipe contratou jogadores como Luiz Carlos Winck, Gaúcho e Renato Gaúcho, tinha um grupo bem interessante, mas... nem sempre bons jogadores formam uma boa equipe. Pode ajudar, mas se não houver uma disposição, não dá.

    É o caso do Atlético Mineiro atual. Mas acho que o erro mais grave é promover o Diego Souza a grande destaque da equipe. Ele nunca teve psicológico nem futebol suficiente pra ser o líder, é no máximo um coadjuvante de boa qualidade. O destempero dele não motiva muito quem está ao seu redor.

    Acredito que a solução seja dar espaço a jogadores da base. Coragem pra renovar ajuda muito em momentos difíceis.

    Abraços,

    Vinícius Faustini

    ResponderExcluir

Ajude o Maratona Esportiva com o seu comentário. O mais importante é ouvir a sua opinião. Só não pode faltar educação.