sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Como organizar uma competição...

 Entre os dias 24 e 28 de novembro, o Rio de Janeiro é a sede do hexagonal final da Liga Sul-Americana de Basquete. As equipes participantes são: Franca, Flamengo, Brasília(Brasil), Espartanos(Venezuela), Quimsa e Boca Juniors(Argentina). As equipes estão divididas em 2 grupos, onde ocorrem jogos entre eles, com os dois primeiros passando para as semifinais.

Esta onda de violência que assusta a cidade maravilhosa impede os cariocas de realizarem inúmeras vontades e tarefas que poderiam ser feitas tranquilamente. Lógico que isto está impedindo os torcedores, que já não iriam ser muitos, de irem à Arena Olímpica ver os jogos. Esta é uma ÓTIMA desculpa dos organizadores para o baixo público. E eles têm razão.

Então, se este hexagonal fosse realizado em qualquer semana do ano, menos nesta, alguns dos erros absurdos dos organizadores seriam:

1 - Ingressos a 40 reais, como setor único. A arena tem setores privilegiados e outros mais distantes da quadra. Poderiam muito bem colocar o ingresso a 10 reais para o nível 3, o mais longe da quadra, 20 reais no fundo...

2 - O dono da casa, o Flamengo, não estrear no 1º dia. Levar um bom público logo de cara é sempre bom.

3 - Uma promoção para todos os jogos ou para a semifinal e final iriam ajudar bastante ao torcedor.Economiza e ainda leva mais gente.

4 - Quantas pessoas que você conhece sabem que está ocorrendo a Liga aqui no Rio de Janeiro? O Flamengo, time de tradição, história e torcida poderia fazer uma propaganda para os jogos. Vídeos no youtube com 200 visualizações não ajudam em nada.

5 - A oportunidade de mostrar à todos que o Rio de Janeiro pode sediar um grande evento está passando. Lutar tanto para sediar esta competição e não saber como organizar ela, para um grande público poder comparecer e conhecer mais o basquete é brincadeira.

6 - Promoções para levar as crianças da escola pública, de projetos sociais e do pessoal da categoria de base seriam muito bem vindas. O basquete, que está crescendo depois de um grande declíneo, precisa "ficar famoso" para todos, para poderem conhecer o esporte. Muitos dessas crianças, depois de verem uma modalidade esportiva querem começar a praticá-la.

Para azar de todos nós, estes ataques na cidade coincidiram com a competição. Uma boa desculpa para os organizadores e uma péssima notícia para os torcedores e moradores do Rio de Janeiro.

2 comentários:

  1. Bom, o melhor título seria 'como não organizar uma competição' ahahaha. Mas, é... esse pensamento tem que mudar, não pode deixar, por exemplo, ingressos a 40 reais! Isso é um absurdo.

    Abração e espero você lá,

    Luís
    porforadogramado.blogspot.co

    ResponderExcluir
  2. Leonardo,

    excelente postagem essa. Um alerta pra cidade que vai sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Não é só a segurança que tem de ser colocada em questão como problema do Rio de Janeiro.

    Os inconvenientes deste Sul-Americano colocam à prova a organização carioca para um evento esportivo como este. Não por sua estrutura. Mas por seu interesse no basquete. Que parece pouco...

    Abraços,

    Vinícius Faustini

    ResponderExcluir

Ajude o Maratona Esportiva com o seu comentário. O mais importante é ouvir a sua opinião. Só não pode faltar educação.