quinta-feira, 8 de julho de 2010

Espanha x Holanda, um novo campeão mundial


Ambas as seleções que estão na final da Copa do Mundo merecem estar lá. No Soccer City, ás 20:30( horário de Joanesburgo) e às 15:30( horário de Brasília), Holanda e Espanha disputarão a tão desejada taça.


A Holanda chega a final com 100% de aproveitamento. 6 jogos e 6 vitórias. Marcou 12 gols e sofreu 5. Já chegou a final de uma Copa duas vezes em 74 e 78. Foi vice em ambas. Chega com status de um futebol bem diferente da época de Cruyff, jogando um futebol de resultado e muito bem organizado taticamente. Seus principais jogadores são Sneijder e Robben, mas não podemos esquecer do goleiro Stekelenburg. O treinador Ert van Marwijk organiza muito bem o time, determinando  funções específicas para cada jogador.

Já a Espanha perdeu um jogo, logo na 1ª rodada contra a Suíça. Marcou 7 gols e sofreu 2. Já venceu 3 vezes por 1 x 0. Sua melhor colocação foi em 1950, no Brasil. Terminou em 4º lugar. Joga um futebol muito movimentado com passes precisos. Finalizou 103 vezes, foi a que mais fez isso na Copa. Apesar de finalizar bastante, demora a chutar pois não admite fazer uma jogada "feia". Um lance que traduz isso foi um lance no final do jogo contra a Alemanha, na semifinal. Pedro estava com a bola e Fernando Torres estava livre ao seu lado. Apenas um zagueiro para os 2. Então, Pedro faz duas fintas no zagueiro em vez de tocar ou chutar para o gol e acaba perdendo a bola. Ele fica muito abalado e é imediatamente substituído. Os principais jogadores são Xavi e Villa( o artilheiro da Copa). O treinador Vicente del Bosque deixa o time jogar. Não muda muito o time e não faz substituições incoerentes.


Vai ser um jogo muito bom. Dá para fazer até um tópico de debate sobre esse jogo:  o futebol de resultado (Holanda) X o futebol bonito(Espanha). Apesar de toda essa discussão de futebol arte e futebol de resultado, não é qualquer time que pode jogar bonito e não é qualquer time que pode dar resultado. Cada time é um time e tem que jogar da melhor maneira possível para si próprio. Se puder jogar bonito, melhor. Esperamos ver isso na grande final de domingo que revelará o oitavo campeão mundial de futebol.

Um comentário:

  1. Leonardo,

    se vencer no tempo normal ou na prorrogação, a Holanda não só será campeã como repetirá um feito que só o Brasil conseguiu. Os holandeses venceram todos os seus jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo e também as seis partidas da Copa de 2010, coisa que a Seleção Brasileira fez em 1970.

    Holandeses e espanhóis farão o confronto de duas escolas na África do Sul. A Holanda, com o pragmatismo e o "futebol de resultados" em ascensão, com um bom esquema defensivo de boa saída para o contra-ataque e dependente de seus craques - semelhante à Itália de 1982 e ao Brasil de 1994. A Espanha, com uma tática mais ofensiva, que prioriza a posse de bola e o ataque constante. É mais bonito de se ver uma equipe que busca fazer gol desde o primeiro minuto. E, sinceramente, é uma boa oportunidade pra mudar o panorama do futebol mundial a conquista espanhola.

    Curiosamente, Espanha e Holanda farão o duelo de estigmas. Os espanhóis e sua fama de amarelar em Copas do Mundo. E os holandeses, de 1974 e de 1978, de falharem no final.

    Abraços,

    Vinícius Faustini

    ResponderExcluir

Ajude o Maratona Esportiva com o seu comentário. O mais importante é ouvir a sua opinião. Só não pode faltar educação.